quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dilma sanciona lei de redução da conta de energia



Esta medida vai beneficiar o povo menos favorecido.

Foi sancionada pela presidenta da república, Dilma Rousseff a lei que prorroga as concessões de geração de energia elétrica e reduz encargos setoriais de forma a oferecer tarifas menores ao consumidor que poderá pagar até 20% menos a partir de fevereiro.
De acordo com a Lei 12.783, de 11 de janeiro de 2013, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, as concessões de geração de energia elétrica poderão ser prorrogadas uma única vez, pelo prazo de até 30 anos, de forma a assegurar a continuidade e a eficiência da prestação e a tarifa mais baixa.
Para terem o contrato de geração renovado, as concessionárias devem atender a requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em relação a tarifas e qualidade do serviço. A agência também disciplinará o repasse, para a tarifa final paga pelo consumidor, de investimentos necessários para manter a qualidade e continuidade da prestação do serviço pelas usinas hidrelétricas.
O governo Dilma, ao contrário de Fernando Henrique, projeta uma queda de 20% no custo da tarifa elétrica impondo às concessionárias corte de preços proporcionais ao valor dos investimentos amortizados.
O governo de FHC em meados de maio de 2001 emplacou 20% de déficit na oferta da de energia no mercado nacional.
Segundo o ministro de minas e energia do governo Dilma, no ano de 2012 foram armazenados 2.500 MW, para o ano de 2013 a reserva será de 8.000 MW, com o intuito de suprir as necessidades da população Brasileira caso haja um desequilíbrio nos reservatórios que produzem energia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário